Pular para o conteúdo principal

Scan Disk e Desfragmentador de Disco

Esse é mais uma dificuldade para quem está se aventurando pelo Linux. Como fazer para fazer uma verificação de erros? E como desfragmentar meu HD? Bom, vamos por partes. Algumas distros por padrão fazem a verificação de disco com uma certa periodicidade, ao você iniciar o sistema. Esse utilitário é o FSCK - realmente nada perto do CHKDSK do Windows.

Porém, desligamentos abruptos (queda de energia, travamentos etc) podem corromper arquivos ou danificar setores do seu HD fazendo com que o sistema não ligue corretamente, fique lento ou simplesmente alguns programas parem de funcionar. Para executar o utilitário é recomendável que rode via live-cd para que não haja problemas posteriores. Verificações com partições montadas poderão acarretar mais danos ao seu sistema. Iniciado, abra o Terminal ou Console e digite os comandos:

$ fsck -t ext3 /dev/hda1

 (pode ser solicitado que entre em modo root, portanto digite antes o comando $sudo su e em seguida sua senha)
Lembrando: EXT3 deve ser substituido pelo sistema de arquivos que foi formatado o seu HD ou partição. O Ubuntu 9.10 tem como padrão o EXT4, então observe bem este detalhe. HDA1 é a parrtição onde seu sistema está instalado. Se tem dúvida, digite o comando $mount no terminal/console.

Agora o Desfragementador de Disco. Acostumado com o comando DEFRAG é? Então esqueça. Não, o comando não é diferente. Ele não existe. Sim, HDs formatados com EXT3 ou superior não fragmentam, ou têm uma fragmentação que não lhe causará problemas. Isso porque o sistema de gravação de arquivos é diferenciado, ele segue um linha, ocupando clusters vazios em sequência, evitando esse tipo de problema. No Windows, ele sempre inicia por onde o HD está no momento, e caso encontre uma "barreira" ele volta para o cluster vazio mais próximo e assim por diante até completar a gravação. Estranho não?

Quinta-feira: como formatar seus discos removíveis, que normalmente usam partições FAT/FAT32.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensageiros Instantâneos

(baseado em "Mensageiros Instantâneos no Linux", do blog Espaço Liberdade: http://www.espacoliberdade.blog.br/2009/08/mensageiros-instantaneos-no-linux.html ) Uma das maiores dificuldades do usuário que vem para o Linux, é a ausência do Live Messenger, da Microsoft. O mensageiro mais usado do mundo não tem versão para Linux, justamente por ser desenvolvido pela MS. Para suprir esta necessidade, existem vários mensageiros instantâneos para Linux, dentre os quais os que mais se destacam são: Emesene O Emesene é um dos mais usados messengers do Linux. Sua interface é simples e leve, bem intuitiva. Aqui no meu Big Linux, não chega a ocupar nem 15 MB de memória, e mal usa o processador. Ele conta com suporte para vários plugins, envio de mensagens offline, formatações do MSN plus e muitas outras coisas. O site oficial é: http://emesene.org/ , mas se preferir, ele pode ser obtido através dos repositórios do Ubuntu. Kopete O projeto KDE tem dois messengers: O Kmess e o Kop

A popularização do LXDE

Postagem redigida em 14/02/2010 O "mercado" de ambientes gráficos tem evoluído nos últimos anos, graças a popularização de sistemas Linux que buscam interfaces amigáveis para atrair mais usuários. Gnome e KDE lideram esse ranking nas preferêncis das distros, assim como de seus usuários. O porém é que com a evolução da tecnologia, esses ambientes tão queridos tendem a exigir mais das máquinas, e quem possui computadores mais modestos pode sofrer. Por isso, o LXDE   ( Lightweight X11 Desktop Environment ) vem ganhando espaço, não só entre esse público, bem como os que optam por leveza e agilidade sem perder em beleza. PCFileManager é o gerenciador de arquivos utilizado pelo LXDE. Sua interface é praticamente uma versão mais leve do Nautilus (gerenciador do Gnome), mas sem as previews de fotos e músicas. Também possui uma opção para abrir a pasta atual como root, o que é muito útil para usuários do sistema. Além disso, o PCFileManager permite a procura de arquivos atra