Pular para o conteúdo principal

MeeGo, a nova plataforma da Nokia e Intel

Postagem redigida em 16/02/2010

De Android e Symbian o mundo já está cheio. Bom, pelo menos é o que pensam as duas maiores empresas de seus ramos, a Nokia e a Intel. A uma semana, no Mobile World Congress 2010 (MWC), em Barcelona,  as empresas anunciaram a união das plataformas móveis Maemo e Moblin para criar um novo sistema operacional móvel, baseado no Linux, o MeeGo.

O sistema operacional deve estar disponível em smartphones, netbooks, tablets e até televisores com acesso a internet. Ao visitar as páginas das plataformas, pode se ver o anúncio do que promete modificar o mercado. Não apenas por ser uma fusão de dois grandes projetos, mas com certeza por atingir um público maior. Talvez seja esse o grande concorrente dos atuais sistemas para dispositivos móveis, ao contrário do Chrome OS, que até agora só se ouviu falar, mas na prática mesmo, nenhum alpha/beta foi oficialmente liberado pra testes.

Além disso, está cada vez mais a mostra a capacidade do kenel Linux. Por ser livre, as empresas tem mais tempo de sobra pra criar a interface, já que o núcleo está pronto. Isso é bom para os usuários, bom para a empresa e bom para a popularização do Linux.

Para quem está ancioso, o anúncio do primeiro dispositivo equipado com o MeeGo deverá sair entre o final do primeiro e começo do segundo trimestre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensageiros Instantâneos

(baseado em "Mensageiros Instantâneos no Linux", do blog Espaço Liberdade: http://www.espacoliberdade.blog.br/2009/08/mensageiros-instantaneos-no-linux.html ) Uma das maiores dificuldades do usuário que vem para o Linux, é a ausência do Live Messenger, da Microsoft. O mensageiro mais usado do mundo não tem versão para Linux, justamente por ser desenvolvido pela MS. Para suprir esta necessidade, existem vários mensageiros instantâneos para Linux, dentre os quais os que mais se destacam são: Emesene O Emesene é um dos mais usados messengers do Linux. Sua interface é simples e leve, bem intuitiva. Aqui no meu Big Linux, não chega a ocupar nem 15 MB de memória, e mal usa o processador. Ele conta com suporte para vários plugins, envio de mensagens offline, formatações do MSN plus e muitas outras coisas. O site oficial é: http://emesene.org/ , mas se preferir, ele pode ser obtido através dos repositórios do Ubuntu. Kopete O projeto KDE tem dois messengers: O Kmess e o Kop

A popularização do LXDE

Postagem redigida em 14/02/2010 O "mercado" de ambientes gráficos tem evoluído nos últimos anos, graças a popularização de sistemas Linux que buscam interfaces amigáveis para atrair mais usuários. Gnome e KDE lideram esse ranking nas preferêncis das distros, assim como de seus usuários. O porém é que com a evolução da tecnologia, esses ambientes tão queridos tendem a exigir mais das máquinas, e quem possui computadores mais modestos pode sofrer. Por isso, o LXDE   ( Lightweight X11 Desktop Environment ) vem ganhando espaço, não só entre esse público, bem como os que optam por leveza e agilidade sem perder em beleza. PCFileManager é o gerenciador de arquivos utilizado pelo LXDE. Sua interface é praticamente uma versão mais leve do Nautilus (gerenciador do Gnome), mas sem as previews de fotos e músicas. Também possui uma opção para abrir a pasta atual como root, o que é muito útil para usuários do sistema. Além disso, o PCFileManager permite a procura de arquivos atra