Pular para o conteúdo principal

KDE, GNOME ou Xfce?

Os 3 famosos ambientes gráficos do Linux têm seus prós e contras, mas todo mundo tem o seu preferido, assim como preferem uma distribuição em especial. cada um deles vem com programas específicos além de darem um toque diferenciado ao ambiente de trabalho.

KDE (K-Desktop Environment)

O KDE (e não digam que não) foi baseado no Windows, com uma barra inferior e um único botão dando acesso aos programas, além de atalhos na própria barra. Tem por característica um conjunto de aplicações padrão que são levados a outros ambientes (o queimador de discos k3b, por exemplo) por serem de fácil entendimento. Principlamente pra quem tá chegando ao mundo Linux, se torna aliado devido a semelhança com os sistemas Microsoft. Lançado no último dia 4, o KDE 4.3 conta com várias reformulações, desde sua inteface à novas versões dos programas da suíte de editores KOffice. Do lado negro, a versão nova não pode ser executada em computadores muito antigos, deixando-os obsoletos.

GNOME

Não é que eu não goste, eu tenho preferência total por esse ambiente, mas ele é o mais pesado dos três. Mas também é o mais agradável aos olhos. Ele tem duas barras padrão, uma inferior, para acessar as janelas abertas, e outra superior, onde estão os menus e atalhos. O usuário tem a opção de adicionar mais barras, mas não é interessante que se faça isso, a não ser que você queira tornar seu computador num quadro com moldura. Também tem aplicativos que são levados à outros ambientes gráficos, como o particionador GParted. A versão mais recente é a 2.26, já levado ao Ubuntu 9.04, por exemplo. Voltando, os menus são 3. Aplicativos, que dá acesso a todos programas instalados; Locais, que mostra os discos e pastas pessoais; e Sistema que mostra as configurações.

Xfce

Dos três é o que menos conheço. Posso falar que é um ambiente leve em comparação aos outros, e pode ser instalado em computadores mais antigos. Tem um barra superior, com dois menus. A versão mais recente é o Xfce 4.2.1.

Agora é escolher a sua preferida e baixar. Os links dão acesso diretamente aos sites, onde vocês podem também conferir um pouco mais sobre cada um.


Produto: Ambientes Gráficos
Tamanho: Variável
Empresa: Variável
Download: Link direto
KDE | GNOME | Xfce


Comentários

Blakbox e Xfce não são a mesma coisa acho eu, vc nunca ouviu falar sobre ele?
Rafael disse…
Não são a mesma coisa, o Blackbox é outro ambiente gráfico. É pouco conhecido, existem inúmeros no mercado e não dá para falar de todos. Sei que ele roda em PCs 486, o XFCE exige um pouco mais.

Postagens mais visitadas deste blog

Mensageiros Instantâneos

(baseado em "Mensageiros Instantâneos no Linux", do blog Espaço Liberdade: http://www.espacoliberdade.blog.br/2009/08/mensageiros-instantaneos-no-linux.html ) Uma das maiores dificuldades do usuário que vem para o Linux, é a ausência do Live Messenger, da Microsoft. O mensageiro mais usado do mundo não tem versão para Linux, justamente por ser desenvolvido pela MS. Para suprir esta necessidade, existem vários mensageiros instantâneos para Linux, dentre os quais os que mais se destacam são: Emesene O Emesene é um dos mais usados messengers do Linux. Sua interface é simples e leve, bem intuitiva. Aqui no meu Big Linux, não chega a ocupar nem 15 MB de memória, e mal usa o processador. Ele conta com suporte para vários plugins, envio de mensagens offline, formatações do MSN plus e muitas outras coisas. O site oficial é: http://emesene.org/ , mas se preferir, ele pode ser obtido através dos repositórios do Ubuntu. Kopete O projeto KDE tem dois messengers: O Kmess e o Kop

A popularização do LXDE

Postagem redigida em 14/02/2010 O "mercado" de ambientes gráficos tem evoluído nos últimos anos, graças a popularização de sistemas Linux que buscam interfaces amigáveis para atrair mais usuários. Gnome e KDE lideram esse ranking nas preferêncis das distros, assim como de seus usuários. O porém é que com a evolução da tecnologia, esses ambientes tão queridos tendem a exigir mais das máquinas, e quem possui computadores mais modestos pode sofrer. Por isso, o LXDE   ( Lightweight X11 Desktop Environment ) vem ganhando espaço, não só entre esse público, bem como os que optam por leveza e agilidade sem perder em beleza. PCFileManager é o gerenciador de arquivos utilizado pelo LXDE. Sua interface é praticamente uma versão mais leve do Nautilus (gerenciador do Gnome), mas sem as previews de fotos e músicas. Também possui uma opção para abrir a pasta atual como root, o que é muito útil para usuários do sistema. Além disso, o PCFileManager permite a procura de arquivos atra