Pular para o conteúdo principal

KDE, GNOME ou Xfce?

Os 3 famosos ambientes gráficos do Linux têm seus prós e contras, mas todo mundo tem o seu preferido, assim como preferem uma distribuição em especial. cada um deles vem com programas específicos além de darem um toque diferenciado ao ambiente de trabalho.

KDE (K-Desktop Environment)

O KDE (e não digam que não) foi baseado no Windows, com uma barra inferior e um único botão dando acesso aos programas, além de atalhos na própria barra. Tem por característica um conjunto de aplicações padrão que são levados a outros ambientes (o queimador de discos k3b, por exemplo) por serem de fácil entendimento. Principlamente pra quem tá chegando ao mundo Linux, se torna aliado devido a semelhança com os sistemas Microsoft. Lançado no último dia 4, o KDE 4.3 conta com várias reformulações, desde sua inteface à novas versões dos programas da suíte de editores KOffice. Do lado negro, a versão nova não pode ser executada em computadores muito antigos, deixando-os obsoletos.

GNOME

Não é que eu não goste, eu tenho preferência total por esse ambiente, mas ele é o mais pesado dos três. Mas também é o mais agradável aos olhos. Ele tem duas barras padrão, uma inferior, para acessar as janelas abertas, e outra superior, onde estão os menus e atalhos. O usuário tem a opção de adicionar mais barras, mas não é interessante que se faça isso, a não ser que você queira tornar seu computador num quadro com moldura. Também tem aplicativos que são levados à outros ambientes gráficos, como o particionador GParted. A versão mais recente é a 2.26, já levado ao Ubuntu 9.04, por exemplo. Voltando, os menus são 3. Aplicativos, que dá acesso a todos programas instalados; Locais, que mostra os discos e pastas pessoais; e Sistema que mostra as configurações.

Xfce

Dos três é o que menos conheço. Posso falar que é um ambiente leve em comparação aos outros, e pode ser instalado em computadores mais antigos. Tem um barra superior, com dois menus. A versão mais recente é o Xfce 4.2.1.

Agora é escolher a sua preferida e baixar. Os links dão acesso diretamente aos sites, onde vocês podem também conferir um pouco mais sobre cada um.


Produto: Ambientes Gráficos
Tamanho: Variável
Empresa: Variável
Download: Link direto
KDE | GNOME | Xfce


Comentários

Blakbox e Xfce não são a mesma coisa acho eu, vc nunca ouviu falar sobre ele?
Rafael disse…
Não são a mesma coisa, o Blackbox é outro ambiente gráfico. É pouco conhecido, existem inúmeros no mercado e não dá para falar de todos. Sei que ele roda em PCs 486, o XFCE exige um pouco mais.

Postagens mais visitadas deste blog

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.

Boa pra rir (ou não)

Vasculhando a web encontro essa charge maravilhosa. Vale a pena repassar. "Me desculpe, Sr. Cristo. Você só tem licença para cinco pães e dois peixes" Ainda hoje colocarei uma nova postagem no blog. Siga o blog no Twitter , assine o feed e a newsletter .

Add-on permite Firefox rodar extensões do Chrome

O Google Chrome ganhou a preferência de boa parte dos usuários. Com a chegada das extensões, muitos passaram a considerá-lo o melhor, e declarar que não faltava mais nada. Então os add-ons se popularizaram e passaram a ter cada vez mais semelhança com os do navegador da Mozilla. E agora, eles podem rodar no Firefox.