Pular para o conteúdo principal

Configurar uma conexão discada (isso existe ainda!)

Pode parecer obsoleto em tempos de banda-larga popular, mas as conexões de baixa velocidade através de linha telefônica e os conhecidíssimos fax-modem ainda dominam as classes C e D da população. Ah, o doce ruído do modem 36K (52K é muita coisa!!) se conectando a rede. P#@$, estava baixando um arquivo super pesado de 1MB e caiu a conexão!! Hehe... faz parte. Bom, vamos ao que interessa.

 

A primeira coisa  a fazer é instalar um software capaz de fazer as discagens. O mais comum é o Gnome PPP (Point-to-Point Protocol, ou Protocolo de Ponto-a-Ponto). O discador pode ser facilmente obtido por apt-get, pelo Synaptic ou pela central de dowloads presentes em algumas distros.

Executando o discador, o primeiro passo é inserir os dados. Importante, em "Número para discagem" (ou "Number for dial") coloque ATDT ou ATDP antes do número para discagens por tom ou pulso, respectivamente, ficando assim: ATDT33000000. 

Em seguida, escolha o dispositivo de modem, que deve estar localizado em /dev/modem. A velocidade dos modems atuais são 56Kbps, então escolha 115200 no respectivo campo. No campo "Callback" pode ser selecionado "Não". 

O seguinte é importante,  pois é vital para que o modem funcione corretamente. Coloque "ATZ OK" (sem aspas).  A próxima opção é inserir o domínio do provedor de acesso discado, podendo ser deixado em branco, já que o número fornecido é capaz de fazer o link. Em IP também não é necessário o preenchimento.

Configuração pronta. Clique em "Discar" e seja feliz. Ufa... Mas da próxima vez, contrate um serviço de DSL, tem uns bem baratinhos com velocidades mais altas. E melhor ainda, não tem que cuidar se já são 14:00 no sábado.

Siga o blog no Twitter, assine o feed e a newsletter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.

Boa pra rir (ou não)

Vasculhando a web encontro essa charge maravilhosa. Vale a pena repassar. "Me desculpe, Sr. Cristo. Você só tem licença para cinco pães e dois peixes" Ainda hoje colocarei uma nova postagem no blog. Siga o blog no Twitter , assine o feed e a newsletter .

Add-on permite Firefox rodar extensões do Chrome

O Google Chrome ganhou a preferência de boa parte dos usuários. Com a chegada das extensões, muitos passaram a considerá-lo o melhor, e declarar que não faltava mais nada. Então os add-ons se popularizaram e passaram a ter cada vez mais semelhança com os do navegador da Mozilla. E agora, eles podem rodar no Firefox.