Pular para o conteúdo principal

Lançada Revista Espírito Livre nº 12

Pedras pelo caminho… batalhas. A gente sempre as encontra. Mais cedo ou mais tarde. Não é e nem seria diferente com a Revista Espírito Livre. Ainda mais quando estamos a completar nosso primeiro ano, não mais um recém-nascido… De qualquer forma, aqui estamos, firmes e fortes, já comprando as velinhas do bolo, com a certeza que ainda há muito a se fazer, muito a mostrar, muito a ensinar, a proporcionar.

Nossa capa ilustra um tema bem polêmico, bem/mal falado, muito discutido e pouco conclusivo. A liberdade na Internet, seja através da liberdade de expressão, seja no uso de softwares e alternativas ainda é alvo de muita discussão. Muitas delas produtivas como esperamos apresentar ao leitor. Para tanto trouxemos como principal entrevistado alguém que conhece bem a internet, Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation, que está no negócio de ligar as coisas: pessoas, ideias, tudo. Um ativista comunitário de tecnologia há quase 20 anos, com foco em inventar novas maneiras de promover a abertura e as oportunidades na Internet. Mark convoca discussões sobre “tudo aberto” em sua cidade natal de Toronto e em todo o mundo. Em sua passagem pelo Brasil neste mês de março para a divulgação do Mozilla Drumbeat, Mark concedeu esta entrevista exclusiva à Revista Espírito Livre, que você confere aqui. Na mesma linha vários de nossos colunistas também atingiram a internet como seu principal foco. Jomar Silva levanta um questionamento interessante: até que ponto a internet é culpada pelas falhas do usuário? Será que a rede tem culpa? Francilvio Alff faz uma análise sobre as restrições feitas pelo dragão chinês em relação a grande rede. Fernando Leme apresenta em detalhes questões sobre DRM – Digital Rights Management. Walter Capanema apresenta ainda um manual de sobrevivência sobre a liberdade de expressão na Internet.

Como convidado especial, o sociólogo Sérgio Amadeu, já conhecido pela comunidade de software livre do Brasil, fala de como a indústria do copyright ataca a privacidade e as redes P2P. Também temos colunista nova na área. Krix Apolinário estará conosco nas próximas edições trazendo ainda mais feminilidade nas discussões já apresentadas aqui na publicação. O time feminino está aumentando…

Cristiano Furtado apresenta as novidades da última versão do Ekaaty Linux, um GNU/Linux feito por mãos brasileiras e um time bem coeso. Farid e Nara, figuras conhecidas nas comunidades onde se encontram designer e ilustradores, trazem um panorama sobre as ferramentas de código aberto para computação gráfica em suas várias óticas. Jorge Augusto e o estreante Fernando Medeiros falam sobre empregabilidade, tema importante que precisa ser recorrentemente mencionado. Leandro Leal Parente termina seu artigo sobre o Jack e Patrick Amorim também finaliza seu artigo sobre o Linux FTDK.

André Farias estreia a seção de quadrinhos com a tira SUPORTE_, que retrata o dia-a-dia de muitos que leem a revista. A agenda de eventos ainda não apresenta tantos eventos e em nossa busca pela web não conseguimos sondar outros além daqueles publicados na seção.

E na próxima edição, de número 13, que para muitos é um numeral amaldiçoado, um símbolo de supertição, sorte e tantos outros predicados, para nós, da equipe da Revista Espírito Livre, e principalmente para mim, será só alegria, uma vitória alcançada.

Para baixar, clique aqui. 
---
Siga o blog no Twitter, assine o feed e a newsletter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#FAIL Tablets são o fiasco do ano?

O iPad foi muito esperado, venerado e aclamado. Depois de seu lançamento nos EUA, só ouvimos falar dele em notícias como esta. Para muitos não passa de um iPhone tamanho família. Mas pelo que se parece há inúmeros aparelhos desse tipo surgindo. Centenas.

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.