Pular para o conteúdo principal

Montando partições automaticamente


Essa prática pode tornar o acesso a partição liberado, portanto, deixar o sistema vulnerável. Só a faça se realmente for necessário.

Você é daqueles que acha um saco ter que montar as partições toda vez que liga o seu computador? Bom, realmente é algo desconfortável, mas é para o bem geral de sua segurança. Ok, já demos o aviso. Vamos em frente.

Primeiro criamos uma pasta onde a partição será montada. Normalmente essa pasta se localizará no diretório "/mnt". Como root, digite no terminal:

$ mkdir /mnt/"nome da pasta a ser criada"

Agora, devemos editar o arquivo FSTAB, é nele que estão as localizações das partições e dispositivos que são montados ao você fazer logon no sistema. Para isso, você deve abrir com um editor instalado. 

$ "editor" /etc/fstab

E acrescente a seguinte linha:

mount /dev/hda1  /mnt/"nome da pasta que você criou" ntfs defaults,user.rw,auto 0 0  

Onde "hda1" é a partição que deve ser montada, e "ntfs" é o tipo de arquivamento usado. Note que se a partição for NTFS, é necessário colocar o "rw" após "user" para que se possa excluir e criar arquivos.

Por hoje é só pessoal. Siga o blog no Twitter e assine nosso RSS feed ou newsletter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.

Boa pra rir (ou não)

Vasculhando a web encontro essa charge maravilhosa. Vale a pena repassar. "Me desculpe, Sr. Cristo. Você só tem licença para cinco pães e dois peixes" Ainda hoje colocarei uma nova postagem no blog. Siga o blog no Twitter , assine o feed e a newsletter .

Add-on permite Firefox rodar extensões do Chrome

O Google Chrome ganhou a preferência de boa parte dos usuários. Com a chegada das extensões, muitos passaram a considerá-lo o melhor, e declarar que não faltava mais nada. Então os add-ons se popularizaram e passaram a ter cada vez mais semelhança com os do navegador da Mozilla. E agora, eles podem rodar no Firefox.