Pular para o conteúdo principal

Anti-vírus no Linux??

Sabemos que o Linux é um sistema totalmente seguro e que os hackers nem tem a mesma vontade de criar malwares para a plataforma como tem para o Windows com suas inúmeras brechas de segurança. Porém, navegando por um site de downloads, descobri que existem duas empresas que se prestaram a criar anti-vírus para os sistemas operacionais que se baseiam no kernel. São elas a Alwil Software com o avast! Linux Server Edition e a AVG com o 8.5 Free Edition. Normalmente são destinados a servidores múltiplos, onde trabalham com Linux e Windows Server, mas vi comentários de gnte que instalou em PCs, e claro, nunca detectou nada, mas para ter um pouco mais de segurança. Eu mesmo não me interessei, confio totalmente nos sistemas Linux, mas cada um tem sua opinião. No caso do AVG, é interessante se você tem dual ou multi-boot com Windows e tiver preguiça sem tempo de reiniciar o computador para fazer uma verificação de rotina.

Produto: Anti-vírus
Tamanho: Variável
Empresa: Alwil Software e AVG Co.
Download: Link direto
Avast (demo) | AVG (grátis)

Comentários

O Antivírus no Linux serve apenas para verificar partições onde o sistema Windows esteja instalado, ou verificar pendrives que vão ser usados nesse sistema. Mas vírus no Linux? É igual saci-pererê: Dizem que existe, mas ninguem nunca conseguiu provar isso!
Abraços
Rafael disse…
Hoje mesmo conversei com uma usuária e fiz essa pergunta pra ela: "Afinal, pra que servem os anti-vírus no Linux". A resposta foi "justamente pra pegar vírus, são raros mas eles existem". Mas concordo contigo.
EU tb confio no linux 10 milhões de vezes a mais que em qq outro sistema operacional, mas nenhum SO é 100% seguro. Rodar um antivirus no linux não deixa de ser uma boa idéia, acredito que é uma sensação a mais de segurança. Agora indo para um nível mais alto, O melhor antivirus em uma rede chama-se FIREWALL.

Discorde de mim no meu blog:

http://cafecomlinux.blogspot.com/
Jota disse…
Não é bem pelas suas "muitas brechas de segurança" como dizem vocês que o Windows é muito atacado por vírus. É porque 90% da população usa o Windows. Os Applemaniacos também ficam falando que o Mac é super seguro e etc. Agora imagine: população inteira desistindo do Windows e indo pro Linux... te garanto que ele ia perder esse titulo de sistema seguro, de onde os hakcers vão roubar contas agora? Vão criar vírus e mais vírus pro Linux e amesma coisa aconteceria se o Mac fosee o mais usado. Estou usando o Windows 7 com o NOD32 e estou muito bem, obrigado. Ainda não peguei nenhum vírus aqui e o sistema está rodando perfeitamente bem com Photoshop, Live Messenger e outros que só no Windows ou Mac, mesmo pra usar.

Postagens mais visitadas deste blog

Mensageiros Instantâneos

(baseado em "Mensageiros Instantâneos no Linux", do blog Espaço Liberdade: http://www.espacoliberdade.blog.br/2009/08/mensageiros-instantaneos-no-linux.html ) Uma das maiores dificuldades do usuário que vem para o Linux, é a ausência do Live Messenger, da Microsoft. O mensageiro mais usado do mundo não tem versão para Linux, justamente por ser desenvolvido pela MS. Para suprir esta necessidade, existem vários mensageiros instantâneos para Linux, dentre os quais os que mais se destacam são: Emesene O Emesene é um dos mais usados messengers do Linux. Sua interface é simples e leve, bem intuitiva. Aqui no meu Big Linux, não chega a ocupar nem 15 MB de memória, e mal usa o processador. Ele conta com suporte para vários plugins, envio de mensagens offline, formatações do MSN plus e muitas outras coisas. O site oficial é: http://emesene.org/ , mas se preferir, ele pode ser obtido através dos repositórios do Ubuntu. Kopete O projeto KDE tem dois messengers: O Kmess e o Kop

A popularização do LXDE

Postagem redigida em 14/02/2010 O "mercado" de ambientes gráficos tem evoluído nos últimos anos, graças a popularização de sistemas Linux que buscam interfaces amigáveis para atrair mais usuários. Gnome e KDE lideram esse ranking nas preferêncis das distros, assim como de seus usuários. O porém é que com a evolução da tecnologia, esses ambientes tão queridos tendem a exigir mais das máquinas, e quem possui computadores mais modestos pode sofrer. Por isso, o LXDE   ( Lightweight X11 Desktop Environment ) vem ganhando espaço, não só entre esse público, bem como os que optam por leveza e agilidade sem perder em beleza. PCFileManager é o gerenciador de arquivos utilizado pelo LXDE. Sua interface é praticamente uma versão mais leve do Nautilus (gerenciador do Gnome), mas sem as previews de fotos e músicas. Também possui uma opção para abrir a pasta atual como root, o que é muito útil para usuários do sistema. Além disso, o PCFileManager permite a procura de arquivos atra