Pular para o conteúdo principal

PHP, MySQL e Apache no Linux - Parte I

A dificuldade maior para quem está iniciando no Linux e também começando a trabalhar com servidores e banco de dados é a instalação do trio. Sabemos que no Windows existem várias maneiras fáceis de instalá-los, mas aqui é Linux. E ao contrário do que se diz por aí, vamos usar o somente o terminal para realizar a instalação dos três. O caso, como já falei, é que é muito difícil se tentar fazer a instalação manual. Mas pra facilitar um pouco nossa vida, existe a versão do Xampp para Linux. Baixe no link abaixo e siga o nosso passo-a-passo.
Após o download, crie uma pasta na sua pasta pessoal (Locais>Pasta Pessoal) com o nome "xampp" e copie o arquivo pra ela.
Abra o Terminal (Aplicações>Acessórios>Terminal) e digite:
#sudo cd /home/'seu login'/xampp
Vamos agora extrair o pacote para uma pasta de sistema, onde não poderá ser alterado.
#sudo tar xvfz xampp(...) -C /opt
Onde tem (...) complete com o nome do pacote que poderá ser diferente, ou pressione Tab que ele será completado pelo Terminal.
Aguarde a extração. Agora iremos iniciá-lo, esse processo deverá ser repetido toda vez que que seu computador for reinicializado e desejar usá-los. Ainda no Terminal digite:
#sudo /opt/lampp/lampp start
Pronto! No próximo post, como usar o Xampp.
Produto: Xampp
Tamanho: 62MB
Download: Link Direto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.

#FAIL Tablets são o fiasco do ano?

O iPad foi muito esperado, venerado e aclamado. Depois de seu lançamento nos EUA, só ouvimos falar dele em notícias como esta. Para muitos não passa de um iPhone tamanho família. Mas pelo que se parece há inúmeros aparelhos desse tipo surgindo. Centenas.

Add-on permite Firefox rodar extensões do Chrome

O Google Chrome ganhou a preferência de boa parte dos usuários. Com a chegada das extensões, muitos passaram a considerá-lo o melhor, e declarar que não faltava mais nada. Então os add-ons se popularizaram e passaram a ter cada vez mais semelhança com os do navegador da Mozilla. E agora, eles podem rodar no Firefox.