Pular para o conteúdo principal

PHP, MySQL e Apache no Linux - Parte II

Xampp iniciado é hora de usá-lo.
Primeiro, um teste básico de funcionamento. Vá no navegador e digite na barra d endereços http://localhost/ ou http://127.0.0.1/. Esses enderços o encaminham ao servidor. Deverá aparecer uma tela com a apresentação do Xammp. Se isso não ocorrer verifique se não há conflitos entre outros programas e este, e tente a reinstalação do programa.
Agora, crie uma pasta onde seus programas serão guardados. Para isso, vamos no Terminal e digitamos os comandos:
#sudo su
(sua senha será pedida)
#cd /opt/lampp/htdocs
(este comando o coloca dentro da pasta principal do servidor)
#mkdir www
(este comando cria a pasta "www" para que você a use)
Agora crie os seus scripts com o programa Gedit (incluso no Gnome em Aplicações>Acessórios>Editor de Texto). Na parte inferior você pode ver uma caixa suspensa escrito "Texto sem formatação". Lá existe uma lista de linguagens as qual o Gedit é sensível ao código (colore de acordo com as intruções). Selecione PHP. Vá no menu Editar, selecione Preferências e marque a caixa "Exibir números de linha". Isso facilita quando apontar algum erro. Para salvar, vá em Arquivo>Salvar e selecione no painel esquerdo "Sistema de arquivos". Navegando, vá em opt>lampp>htdocs>www. Feito isso, no navegador digite http://localhost/www. Você verá uma lista com seus programas, clique neles e execute-os. Não esqueça de iniciar o Xampp toda vez que iniciar o sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Drivers SiS e Realtek no Ubuntu 9.04

Editado em 9/02/2010 Um problema comum aos donos de notebooks de baixo custo é a imcompatibilidade de alguns componentes dos chipsets. Esses são da SiS (Silicon Integrated Systems), considerada por muitos a fabricante da pior placa 3D do mercado, incompatível com muitos aplicativos e jogos. Pois meu notebook é um desses e resolvi esse problema, de forma parcial, até porque a SiS não dá suporte à esta distribuição. Um dos principais fatores para isso é de ser comprometida com as maiores. Mas isso não vem ao caso. Bom, vamos ao que realmente interessa. Realtek Wireless RTL8187b Primeiro baixe aqui o pacote com o driver. Siga os passos no arquivo PDF clicando aqui . SiS 671/672 Graphic Adapter Baixe este pacote com o driver 2D, e em seguida de dois cliques para instalar, já que é um pacote auto-instalável (.deb), depois entre no terminal e digite: #gedit /etc/X11/xorg.conf Irá abrir um arquivo, apague tudo o que há nele e substitua por isso: # xorg.conf (X.Org X Window S...

Mensageiros Instantâneos

(baseado em "Mensageiros Instantâneos no Linux", do blog Espaço Liberdade: http://www.espacoliberdade.blog.br/2009/08/mensageiros-instantaneos-no-linux.html ) Uma das maiores dificuldades do usuário que vem para o Linux, é a ausência do Live Messenger, da Microsoft. O mensageiro mais usado do mundo não tem versão para Linux, justamente por ser desenvolvido pela MS. Para suprir esta necessidade, existem vários mensageiros instantâneos para Linux, dentre os quais os que mais se destacam são: Emesene O Emesene é um dos mais usados messengers do Linux. Sua interface é simples e leve, bem intuitiva. Aqui no meu Big Linux, não chega a ocupar nem 15 MB de memória, e mal usa o processador. Ele conta com suporte para vários plugins, envio de mensagens offline, formatações do MSN plus e muitas outras coisas. O site oficial é: http://emesene.org/ , mas se preferir, ele pode ser obtido através dos repositórios do Ubuntu. Kopete O projeto KDE tem dois messengers: O Kmess e o Kop...

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.