Pular para o conteúdo principal

PHP, MySQL e Apache no Linux - Parte II

Xampp iniciado é hora de usá-lo.
Primeiro, um teste básico de funcionamento. Vá no navegador e digite na barra d endereços http://localhost/ ou http://127.0.0.1/. Esses enderços o encaminham ao servidor. Deverá aparecer uma tela com a apresentação do Xammp. Se isso não ocorrer verifique se não há conflitos entre outros programas e este, e tente a reinstalação do programa.
Agora, crie uma pasta onde seus programas serão guardados. Para isso, vamos no Terminal e digitamos os comandos:
#sudo su
(sua senha será pedida)
#cd /opt/lampp/htdocs
(este comando o coloca dentro da pasta principal do servidor)
#mkdir www
(este comando cria a pasta "www" para que você a use)
Agora crie os seus scripts com o programa Gedit (incluso no Gnome em Aplicações>Acessórios>Editor de Texto). Na parte inferior você pode ver uma caixa suspensa escrito "Texto sem formatação". Lá existe uma lista de linguagens as qual o Gedit é sensível ao código (colore de acordo com as intruções). Selecione PHP. Vá no menu Editar, selecione Preferências e marque a caixa "Exibir números de linha". Isso facilita quando apontar algum erro. Para salvar, vá em Arquivo>Salvar e selecione no painel esquerdo "Sistema de arquivos". Navegando, vá em opt>lampp>htdocs>www. Feito isso, no navegador digite http://localhost/www. Você verá uma lista com seus programas, clique neles e execute-os. Não esqueça de iniciar o Xampp toda vez que iniciar o sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#FAIL Tablets são o fiasco do ano?

O iPad foi muito esperado, venerado e aclamado. Depois de seu lançamento nos EUA, só ouvimos falar dele em notícias como esta. Para muitos não passa de um iPhone tamanho família. Mas pelo que se parece há inúmeros aparelhos desse tipo surgindo. Centenas.

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.

Lançada Revista Espírito Livre nº 12

Pedras pelo caminho… batalhas. A gente sempre as encontra. Mais cedo ou mais tarde. Não é e nem seria diferente com a Revista Espírito Livre. Ainda mais quando estamos a completar nosso primeiro ano, não mais um recém-nascido… De qualquer forma, aqui estamos, firmes e fortes, já comprando as velinhas do bolo, com a certeza que ainda há muito a se fazer, muito a mostrar, muito a ensinar, a proporcionar.