Pular para o conteúdo principal

PHP, MySQL e Apache no Linux - Parte II

Xampp iniciado é hora de usá-lo.
Primeiro, um teste básico de funcionamento. Vá no navegador e digite na barra d endereços http://localhost/ ou http://127.0.0.1/. Esses enderços o encaminham ao servidor. Deverá aparecer uma tela com a apresentação do Xammp. Se isso não ocorrer verifique se não há conflitos entre outros programas e este, e tente a reinstalação do programa.
Agora, crie uma pasta onde seus programas serão guardados. Para isso, vamos no Terminal e digitamos os comandos:
#sudo su
(sua senha será pedida)
#cd /opt/lampp/htdocs
(este comando o coloca dentro da pasta principal do servidor)
#mkdir www
(este comando cria a pasta "www" para que você a use)
Agora crie os seus scripts com o programa Gedit (incluso no Gnome em Aplicações>Acessórios>Editor de Texto). Na parte inferior você pode ver uma caixa suspensa escrito "Texto sem formatação". Lá existe uma lista de linguagens as qual o Gedit é sensível ao código (colore de acordo com as intruções). Selecione PHP. Vá no menu Editar, selecione Preferências e marque a caixa "Exibir números de linha". Isso facilita quando apontar algum erro. Para salvar, vá em Arquivo>Salvar e selecione no painel esquerdo "Sistema de arquivos". Navegando, vá em opt>lampp>htdocs>www. Feito isso, no navegador digite http://localhost/www. Você verá uma lista com seus programas, clique neles e execute-os. Não esqueça de iniciar o Xampp toda vez que iniciar o sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.

Boa pra rir (ou não)

Vasculhando a web encontro essa charge maravilhosa. Vale a pena repassar. "Me desculpe, Sr. Cristo. Você só tem licença para cinco pães e dois peixes" Ainda hoje colocarei uma nova postagem no blog. Siga o blog no Twitter , assine o feed e a newsletter .

Add-on permite Firefox rodar extensões do Chrome

O Google Chrome ganhou a preferência de boa parte dos usuários. Com a chegada das extensões, muitos passaram a considerá-lo o melhor, e declarar que não faltava mais nada. Então os add-ons se popularizaram e passaram a ter cada vez mais semelhança com os do navegador da Mozilla. E agora, eles podem rodar no Firefox.