Pular para o conteúdo principal

Recuperando o Grub no Karmic Koala

Foi particionar teu HD e quando reiniciou não havia mais o gerenciador de boot Grub? Calma, não entre em pânico (a menos que você bão tenha o disco live-cd do Ubuntu, daí se jogue do último andar de seu prédio - tá não é pra tanto), temos aqui a solução. Diferentemente das versões anterior, agora não é simplesmente editar o arquivo  "menu.lst", até porque ele não existe mais. Ficou um pouco mais complicado, mas seguindo todos os passos do tutorial do nosso amigo Nossile, do Fórum do Ubuntu você o terá de volta em sua máquina. Não é necessário ter o live-cd da última versão do Ubuntu, eu testei com o da 9.04 e funcionou. Então, eis aqui o tutorial, que foi editado para melhor compreensão.


O "grub.cfg", diferente do "menu.lst", não deve ser editado, as informações contidas neste arquivo são geradas a partir de scripts contidos no diretório "/etc/grub.d/"
Depois dessa explicação superficial do funcionamento do Grub 2 vamos ao que interessa que é como recupera-lo.

* Inicie uma sessão pelo live-CD

* Abra um terminal e insira o comando
Código:
$ sudo fdisk -l

* Lembre-se de qual é a sua instalação, como referencia /dev/sda1 será usado.

* Monte o sistema de arquivo em /mnt
Código:
$ sudo mount /dev/sda1 /mnt

* Monte o resto dos dispositivos
Código:
$ sudo mount --bind /dev /mnt/dev

* Use o comanto chroot para acessar o diretório raiz
Código:
$ sudo chroot /mnt

* Edite o arquivo /etc/default/grub do seu sistema
Código:
$ nano /etc/default/grub
(pode-se usar o gedit em vez do nano)

* Crie um novo arquivo de configuração
Código:
$ update-grub

* Reinstale o Grub 2 na MBR
Código:
$ grub-install /dev/sda

* se o comando anterior apresentar erros usse o seguinte
Código:
grub-install --recheck /dev/sda

* Pressione Ctrl+D para sair do chroot

* Desmonte os dispositivos
Código:
$ sudo umount /mnt/dev

* Desmonte o sistema de arquivo
Código:
sudo umount /mnt

Reinicie o sistema.

Veja o tutorial completo.

Comentários

Anônimo disse…
Cara,

Realmente achei muito legal esta matéria pois isso comprova que diferente do usuário Windows, nós da comunidade Linux nos interessamos em esclarecer dúvidas e orientar aqueles que encontram-se perdidos por este caminho tortuoso cheio códigos e palavras estranhas.

Assim como você, também tenho muito interesse pelo Linux, já que é o único sistema que ofereço bom desempenho, segurança e é muito maleável.

A Propósito, acesse meu blog, pois tenha um artigo lá que também fala do Karmic Koala (www.esquesitonho.blogspot.com) e caso precise de um apoio, sou redator e já fui colunista e me amarro em novos projetos e idéias.

Abraços e mais uma vez parabéns pela iniciativa!

Marco Ribeiro

Postagens mais visitadas deste blog

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.

Boa pra rir (ou não)

Vasculhando a web encontro essa charge maravilhosa. Vale a pena repassar. "Me desculpe, Sr. Cristo. Você só tem licença para cinco pães e dois peixes" Ainda hoje colocarei uma nova postagem no blog. Siga o blog no Twitter , assine o feed e a newsletter .

Add-on permite Firefox rodar extensões do Chrome

O Google Chrome ganhou a preferência de boa parte dos usuários. Com a chegada das extensões, muitos passaram a considerá-lo o melhor, e declarar que não faltava mais nada. Então os add-ons se popularizaram e passaram a ter cada vez mais semelhança com os do navegador da Mozilla. E agora, eles podem rodar no Firefox.