Pular para o conteúdo principal

CoGrOO - O corretor gramatical para OpenOffice.org

Uma situação ruim é você, ao redigir um documento, ficar com dúvidas referentes à escrita. O OpenOffice.org é equipado com um corretor ortográfico, em que sublinha de vermelho palavras que não constam no seu dicionário, e que em muitos casos podem estar erradas. Pra quem ainda se adapta a nova regra da ortografia portuguesa é uma mão na roda.



Porém, em relação a gramática, o OpenOffice.org fica devendo. Ele não é equipado por padrão com essa ferramenta, que destaca erros de sintaxe, regência, uso de crase ou de concordância, que são frequentes, principalmente para quem não é muito familiarizado com o português.

Se você é um destes, que não dispensa uma ajudinha eletrônica para que seus textos saiam perfeitos (ou pelo menos corretos), o CoGrOO foi feito para você. Ele nada mais é do que um mini-aplicativo desenvolvido em Java (nas duas primeiras versões em Perl) que se acopla ao OpenOffice.org e sublinha de azul ou  verde, de acordo com a versão, o que é considerado erro. No site http://cogroo.sourceforge.net/ é possível ver uma lista com todas as versões e os requisitos mínimos de cada uma.

A instalação também é explicada em um link que está junto às versões do programa, já que para cada tipo de pacote e versão o procedimento é diferente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.

Boa pra rir (ou não)

Vasculhando a web encontro essa charge maravilhosa. Vale a pena repassar. "Me desculpe, Sr. Cristo. Você só tem licença para cinco pães e dois peixes" Ainda hoje colocarei uma nova postagem no blog. Siga o blog no Twitter , assine o feed e a newsletter .

Add-on permite Firefox rodar extensões do Chrome

O Google Chrome ganhou a preferência de boa parte dos usuários. Com a chegada das extensões, muitos passaram a considerá-lo o melhor, e declarar que não faltava mais nada. Então os add-ons se popularizaram e passaram a ter cada vez mais semelhança com os do navegador da Mozilla. E agora, eles podem rodar no Firefox.