Pular para o conteúdo principal

Scan Disk e Desfragmentador de Disco

Esse é mais uma dificuldade para quem está se aventurando pelo Linux. Como fazer para fazer uma verificação de erros? E como desfragmentar meu HD? Bom, vamos por partes. Algumas distros por padrão fazem a verificação de disco com uma certa periodicidade, ao você iniciar o sistema. Esse utilitário é o FSCK - realmente nada perto do CHKDSK do Windows.

Porém, desligamentos abruptos (queda de energia, travamentos etc) podem corromper arquivos ou danificar setores do seu HD fazendo com que o sistema não ligue corretamente, fique lento ou simplesmente alguns programas parem de funcionar. Para executar o utilitário é recomendável que rode via live-cd para que não haja problemas posteriores. Verificações com partições montadas poderão acarretar mais danos ao seu sistema. Iniciado, abra o Terminal ou Console e digite os comandos:

$ fsck -t ext3 /dev/hda1

 (pode ser solicitado que entre em modo root, portanto digite antes o comando $sudo su e em seguida sua senha)
Lembrando: EXT3 deve ser substituido pelo sistema de arquivos que foi formatado o seu HD ou partição. O Ubuntu 9.10 tem como padrão o EXT4, então observe bem este detalhe. HDA1 é a parrtição onde seu sistema está instalado. Se tem dúvida, digite o comando $mount no terminal/console.

Agora o Desfragementador de Disco. Acostumado com o comando DEFRAG é? Então esqueça. Não, o comando não é diferente. Ele não existe. Sim, HDs formatados com EXT3 ou superior não fragmentam, ou têm uma fragmentação que não lhe causará problemas. Isso porque o sistema de gravação de arquivos é diferenciado, ele segue um linha, ocupando clusters vazios em sequência, evitando esse tipo de problema. No Windows, ele sempre inicia por onde o HD está no momento, e caso encontre uma "barreira" ele volta para o cluster vazio mais próximo e assim por diante até completar a gravação. Estranho não?

Quinta-feira: como formatar seus discos removíveis, que normalmente usam partições FAT/FAT32.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.

Boa pra rir (ou não)

Vasculhando a web encontro essa charge maravilhosa. Vale a pena repassar. "Me desculpe, Sr. Cristo. Você só tem licença para cinco pães e dois peixes" Ainda hoje colocarei uma nova postagem no blog. Siga o blog no Twitter , assine o feed e a newsletter .

Add-on permite Firefox rodar extensões do Chrome

O Google Chrome ganhou a preferência de boa parte dos usuários. Com a chegada das extensões, muitos passaram a considerá-lo o melhor, e declarar que não faltava mais nada. Então os add-ons se popularizaram e passaram a ter cada vez mais semelhança com os do navegador da Mozilla. E agora, eles podem rodar no Firefox.