Pular para o conteúdo principal

MeeGo, a nova plataforma da Nokia e Intel

Postagem redigida em 16/02/2010

De Android e Symbian o mundo já está cheio. Bom, pelo menos é o que pensam as duas maiores empresas de seus ramos, a Nokia e a Intel. A uma semana, no Mobile World Congress 2010 (MWC), em Barcelona,  as empresas anunciaram a união das plataformas móveis Maemo e Moblin para criar um novo sistema operacional móvel, baseado no Linux, o MeeGo.

O sistema operacional deve estar disponível em smartphones, netbooks, tablets e até televisores com acesso a internet. Ao visitar as páginas das plataformas, pode se ver o anúncio do que promete modificar o mercado. Não apenas por ser uma fusão de dois grandes projetos, mas com certeza por atingir um público maior. Talvez seja esse o grande concorrente dos atuais sistemas para dispositivos móveis, ao contrário do Chrome OS, que até agora só se ouviu falar, mas na prática mesmo, nenhum alpha/beta foi oficialmente liberado pra testes.

Além disso, está cada vez mais a mostra a capacidade do kenel Linux. Por ser livre, as empresas tem mais tempo de sobra pra criar a interface, já que o núcleo está pronto. Isso é bom para os usuários, bom para a empresa e bom para a popularização do Linux.

Para quem está ancioso, o anúncio do primeiro dispositivo equipado com o MeeGo deverá sair entre o final do primeiro e começo do segundo trimestre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#FAIL Tablets são o fiasco do ano?

O iPad foi muito esperado, venerado e aclamado. Depois de seu lançamento nos EUA, só ouvimos falar dele em notícias como esta. Para muitos não passa de um iPhone tamanho família. Mas pelo que se parece há inúmeros aparelhos desse tipo surgindo. Centenas.

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.

Lançada Revista Espírito Livre nº 12

Pedras pelo caminho… batalhas. A gente sempre as encontra. Mais cedo ou mais tarde. Não é e nem seria diferente com a Revista Espírito Livre. Ainda mais quando estamos a completar nosso primeiro ano, não mais um recém-nascido… De qualquer forma, aqui estamos, firmes e fortes, já comprando as velinhas do bolo, com a certeza que ainda há muito a se fazer, muito a mostrar, muito a ensinar, a proporcionar.