Pular para o conteúdo principal

VirtualBox

Muitos vêm necessidade de trabalhar com 2 ou mais sistemas operacionais em suas máquinas. Isso requer além de um bom espaço no HD certa "manha" para poder conciliar o uso desses SO, já que para usar um ou outro terá de reiniciar o PC e aí sim escolher qual deles usará. Foi assim que nasceram as famosas máquinas virtuais para que seja possível rodar um sistema operacional dentro de outro, podendo usar programas de uma plataforma e de outra praticamente ao mesmo tempo. Dentre as famosas estão a VMWare (na versão gratuita só é possível rodar MV prontas, não é possível criá-las), o Microsoft Virtual PC (pago e só roda em Windows) e a Virtual Box, da Sun Microssystems. Esse sim freeware e com versão para Linux. Para instalá-la (no caso do Ubuntu), vá em Adicionar/Remover programas e busque por VirtualBox OSE. Depois de instalar, é hora de rodar um novo sistema (no nosso exemplo utilizamos o Windows XP SP3). Você pode instalar a partir de um disco físico, imagem ISO ou imagem de disquete, no caso do DOS ou do Windows x.x. Aqui mostraremos como se faz a instalação a partir de um CD-ROM. Vamos criar e configurar essa máquina.
Clique em "Novo". Na tela a seguir, atribua um nome para sua máquina e escolha qual sistema vai instalar. Então selecione a quantidade de memória RAM que será destinada ao SO, no nosso caso escolhemos pelo menos 256 MB.

Clique na imagem pra ampliar

Logo, crie um disco virtual. É recomendável escolher a opção "Disco dinamicamente expansível", assim não terá problema se exceder a quantidade escolhida. Então, clique em finalizar. Você criou a máquina virtual.
 
Clique na imagem pra ampliar

Hora de instalar o SO. Clique em "Iniciar", com o CD no drive e instale normalmente. Se você se ver preso, não conseguindo tirar o cursor, use CTRL direito para isso. Retire o CD do drive. Use como se fosse um SO independent, desligando e ligando normalmente. Você pode montar ou desmontar volumes dentro da máquina virtual usando a opção "Dispositivos" e selecionando o que deseja.

Clique na imagem pra ampliar

Caso queira realizar alguma alteração, desligue o sistema e selecione o botão "Configurações".
Quer saber mais? Visite o site do VitualBox clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensageiros Instantâneos

(baseado em "Mensageiros Instantâneos no Linux", do blog Espaço Liberdade: http://www.espacoliberdade.blog.br/2009/08/mensageiros-instantaneos-no-linux.html ) Uma das maiores dificuldades do usuário que vem para o Linux, é a ausência do Live Messenger, da Microsoft. O mensageiro mais usado do mundo não tem versão para Linux, justamente por ser desenvolvido pela MS. Para suprir esta necessidade, existem vários mensageiros instantâneos para Linux, dentre os quais os que mais se destacam são: Emesene O Emesene é um dos mais usados messengers do Linux. Sua interface é simples e leve, bem intuitiva. Aqui no meu Big Linux, não chega a ocupar nem 15 MB de memória, e mal usa o processador. Ele conta com suporte para vários plugins, envio de mensagens offline, formatações do MSN plus e muitas outras coisas. O site oficial é: http://emesene.org/ , mas se preferir, ele pode ser obtido através dos repositórios do Ubuntu. Kopete O projeto KDE tem dois messengers: O Kmess e o Kop

A popularização do LXDE

Postagem redigida em 14/02/2010 O "mercado" de ambientes gráficos tem evoluído nos últimos anos, graças a popularização de sistemas Linux que buscam interfaces amigáveis para atrair mais usuários. Gnome e KDE lideram esse ranking nas preferêncis das distros, assim como de seus usuários. O porém é que com a evolução da tecnologia, esses ambientes tão queridos tendem a exigir mais das máquinas, e quem possui computadores mais modestos pode sofrer. Por isso, o LXDE   ( Lightweight X11 Desktop Environment ) vem ganhando espaço, não só entre esse público, bem como os que optam por leveza e agilidade sem perder em beleza. PCFileManager é o gerenciador de arquivos utilizado pelo LXDE. Sua interface é praticamente uma versão mais leve do Nautilus (gerenciador do Gnome), mas sem as previews de fotos e músicas. Também possui uma opção para abrir a pasta atual como root, o que é muito útil para usuários do sistema. Além disso, o PCFileManager permite a procura de arquivos atra