Pular para o conteúdo principal

Seja bem-vindo a Computação nas Nuvens

A grande tendência do momento é o termo “computação nas nuvens”, do inglês “cloud computing”. Este termo surgiu pelo fato de a computação estar mudando de rumo, hoje você não vê mais como antigamente aquela vontade imensa de comprar um super computador, hoje o que você mais precisa, e o que mais precisará futuramente, será de mobilidade, portabilidade. Com isto os “super computadores” terão os seus destinos a quem realmente os precisa, mas os usuários comuns não os precisarão mais, tudo será baseado na internet, como hoje já está sendo feito, o grande centro das atenções nos dias atuais é a internet, em alguns anos, talvez meses, você utilizará seu computador na internet, terá o espaço que precisar para guardar seus arquivos como documentos, fotos, vídeos e músicas na internet. Além disto, os softwares que você utiliza também estão na internet, como há pouco tempo a Microsoft lançou a versão online do Office, ainda em fase de testes, dando a nós a possibilidade de usar as aplicações deles em ambiente Linux.


Para não ficar de fora, a Canonical lançou o Ubuntu One, que não tem nada a ver com uma versão do Ubuntu, se você pensou isso. Ele vai levar seu computador "as nuvens", como é mencionado em muitos lugares (revistas, blogs, twitters e por aí vai). No Karmic, você vai em Aplicações>Internet>Ubuntu One. Lá você deve fazer um cadastro para poder logar. Você terá direito a armazenar e sincronizar dados de seu HD físico. São até 2GB gratuitamente, caso precise de mais, pode comprar 50GB de espaço por 10 dólares mensais. Bom, nesse aspecto vai de cada um, mas 2GB é um bom espaço pra se adaptar a essa tecnologia que promete.

Para você que não tem a versão 9.10, acesse o site do Ubuntu One aqui.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.

Boa pra rir (ou não)

Vasculhando a web encontro essa charge maravilhosa. Vale a pena repassar. "Me desculpe, Sr. Cristo. Você só tem licença para cinco pães e dois peixes" Ainda hoje colocarei uma nova postagem no blog. Siga o blog no Twitter , assine o feed e a newsletter .

Add-on permite Firefox rodar extensões do Chrome

O Google Chrome ganhou a preferência de boa parte dos usuários. Com a chegada das extensões, muitos passaram a considerá-lo o melhor, e declarar que não faltava mais nada. Então os add-ons se popularizaram e passaram a ter cada vez mais semelhança com os do navegador da Mozilla. E agora, eles podem rodar no Firefox.