Pular para o conteúdo principal

Formatando pen-drives

Como prometido na última matéria, vamos lhe ensinar como formatar seus pen-drives e cartões de memória no Ubuntu e derivados. A primeira opção é instalar o G-Parted, que é um particionador GUI do Gnome. Para fazer isso, entre no Terminal como root ($sudo su) e digite:

$apt-get install gparted

Após a instalação o programa deverá estar localizado em Sistema>Administração>G-Parted. O programa é intuitivo, não há difuculdade. Porém, ao formatar suas unidades removíveis escolha o sistema de arquivos adequado, que pode ser FAT/FAT32.

Existe também o modo por linha de comando. Entre no terminal como root. Verifique em qual local seu pen-drive está montado com o comando fdisk -l, e substirua SDA pelo local correto.

$mkfs.vfat -c -v /dev/sda

A opção "-c" faz com que seja verificado se existem blocos defeituosos. Se no seu sistema não existir a ferramenta mkfs.vfat, talvez precise instalar o pacote dosfstools.



Feito isso, seu disco removível estará formatado e rodará normalmente tanto em Linux como Windows.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#FAIL Tablets são o fiasco do ano?

O iPad foi muito esperado, venerado e aclamado. Depois de seu lançamento nos EUA, só ouvimos falar dele em notícias como esta. Para muitos não passa de um iPhone tamanho família. Mas pelo que se parece há inúmeros aparelhos desse tipo surgindo. Centenas.

Gerencie seus downloads no Linux

Quando você decide baixar vários programas e os gerenciadores próprios  não correspondem com a sua vontade, é hora de conhecer o Downloader for X. O programa é simples, funcional e o mais importante: cumpre sua função perfeitamente.

Lançada Revista Espírito Livre nº 12

Pedras pelo caminho… batalhas. A gente sempre as encontra. Mais cedo ou mais tarde. Não é e nem seria diferente com a Revista Espírito Livre. Ainda mais quando estamos a completar nosso primeiro ano, não mais um recém-nascido… De qualquer forma, aqui estamos, firmes e fortes, já comprando as velinhas do bolo, com a certeza que ainda há muito a se fazer, muito a mostrar, muito a ensinar, a proporcionar.