Postagem redigida em 14/02/2010
O "mercado" de ambientes gráficos tem evoluído nos últimos anos, graças a popularização de sistemas Linux que buscam interfaces amigáveis para atrair mais usuários. Gnome e KDE lideram esse ranking nas preferêncis das distros, assim como de seus usuários.
O porém é que com a evolução da tecnologia, esses ambientes tão queridos tendem a exigir mais das máquinas, e quem possui computadores mais modestos pode sofrer. Por isso, o LXDE (Lightweight X11 Desktop Environment) vem ganhando espaço, não só entre esse público, bem como os que optam por leveza e agilidade sem perder em beleza.
PCFileManager é o gerenciador de arquivos utilizado pelo LXDE. Sua interface é praticamente uma versão mais leve do Nautilus (gerenciador do Gnome), mas sem as previews de fotos e músicas. Também possui uma opção para abrir a pasta atual como root, o que é muito útil para usuários do sistema. Além disso, o PCFileManager permite a procura de arquivos através do nome e que terminais de sistema sejam abertos a partir dele.
Algumas famosas distribuições, como o Debian já tem versões com o LXDE, o que diminui a dificuldade. Mas pra quem optou por alguma que não disponibiliza, resta baixar e instalar o ambiente gráfico. Para quem usa derivações Debian, é só baixar o pacote binário neste link, dar dois cliques e instalar normalmente. Para outras distros, é necessário baixar os pacotes individualmente aqui.
Depois de tudo pronto, é só selecionar o LXDE na tela de login como ambiente gráfico para a seção e você poderá desfrutar de todas as funcionalidades.
Depois de tudo pronto, é só selecionar o LXDE na tela de login como ambiente gráfico para a seção e você poderá desfrutar de todas as funcionalidades.
Comentários